VOCÊ SABE COMO A FISIOTERAPIA PODE AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DO SEU FILHO?

O bebê nasceu! Começa uma longa jornada de cuidados e atenção! Nesta fase é importante que pais, familiares, cuidadores e professores fiquem atentos ao processo de desenvolvimento do bebê.

O desenvolvimento motor é um processo de mudanças do sistema nervoso central, que é influenciado pelo ambiente e estímulos dados durante este processo. Desde o nascimento o desenvolvimento segue uma sequência previsível, passando por mudanças posturais e motoras, por exemplo: o bebê adquire sustentação de cabeça, do tronco, rola lateral, senta com e sem apoio, fica em quatro apoios, engatinha, se puxa para ficar em pé, anda com apoio e após consegue realizar a marcha independente. Porém, cada criança apresenta um ritmo de desenvolvimento e pequenas variações que são normais e não irão prejudicar seu processo de desenvolvimento.

As crianças que não possuem problemas neurológicos, também podem apresentar atraso no desenvolvimento motor: crianças que nascem pré-termo, com extremo baixo peso; falta de estimulação no meio em que vivem, sendo assim, a estimulação precoce é de suma importância.

Entre 0 a 1 ano e 8 meses o desenvolvimento motor acontece muito rápido, sendo neste período em que o bebê terá maiores possibilidades de normalizar seu desenvolvimento através da plasticidade neural e capacidade de receber sensações normais e integrá-las. Quanto mais tarde a criança iniciar a estimulação, mais defasado estará o seu desenvolvimento motor, acarretando em perdas na área sensorial, na noção espacial, no esquema corporal, na percepção, que poderá contribuir com a falta de atenção ou dificuldades cognitivas no futuro.

Mas onde entra a Fisioterapia?

A Fisioterapia Pediátrica, através de uma avaliação criteriosa da criança e o seu desenvolvimento motor, faz uso de técnicas para a estimulação precoce, utilizando de atividades lúdicas e sociais, a fim de promover ganho motor e habilidades físicas.

É uma forma de tratamento para as crianças com atraso motor se desenvolver da melhor maneira possível, tratando as alterações do crescimento e desenvolvimento.

Por isso, estar atento no desenvolvimento do seu bebê é importante. E se caso perceber que o mesmo não está adequado para idade, procurar um especialista para avaliação e orientação.

Patricia Storolli

Fisioterapeuta do CrianSaúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *