AUTÔNOMIA NA INFÂNCIA

A autonomia é adquirida de forma gradual pela criança, conforme seu desenvolvimento e a realização de novas conquistas que irão contribuir aos poucos para que ela se torne independente.

Para que a criança tenha um desenvolvimento saudável, ela precisa interagir com um ambiente que seja desafiador, ou seja, propor a ela situações que estimulem a busca por soluções. Sendo assim, é preciso que os pais estejam ao lado da criança, orientando no que for necessário, incentivando-as nas realizações de tarefas e sempre propondo novos desafios, permitindo que ela supere seus limites e explore o ambiente, dentro do que for seguro.

A melhor forma de fazer com que a criança ganhe autonomia e entenda as regras da vida adulta é deixa-las assumir responsabilidades em casa, por exemplo: incentivar funções como comer sozinho, organizar-se, atender comandos, vestir-se e despir-se sozinho, calçar o próprio calçado, guardar os brinquedos, ajudar na arrumação da casa, entre outras tarefas do cotidiano. Lembrando que as tarefas devem ir aumentando de dificuldade gradativamente, conforme o desenvolvimento da criança.

Procure sempre apresentar tarefas as quais são capazes de realizarem sozinhas, dentro do que sua faixa etária permite. Isso ajuda a transformar a criança em um adulto autoconfiante, que enfrenta os desafios propostos e encara as dificuldades como um aprendizado.

Quando a autonomia não é estimulada, a criança cresce dependente dos pais e se tornam adultos inseguros e sem iniciativas.

Então comece já a incentivar seu filho(a). Confira algumas dicas:

Crianças de 2 a 3 anos: Nesta idade elas já sabem o lugar do brinquedo, então depois de brincar a tarefa é guardá-los. Podem lavar as mãos, beber água sozinha, escovar os dentes com a surpervisão de um adulto.

Crianças de 4 a 5 anos: Nesta idade já podem tomar banho sozinho, arrumar sua mochila e vestir o uniforme, apreender a limpar o que suja, ajudar a organizar a casa.

Crianças de 6 a 7 anos: Nesta idade a criança já podem realizar tarefas mais sofisticadas como preparar o lanche da escola, manter a organização do quarto.

Crianças de 8 a 9 anos: Nesta fase a criança tem mais responsabilidade do dia a dia, tem consciência dos horarios das atividades, pode preparar as refeições e guardar as roupas no armário.

Lembre-se: Autonomia é uma conquista diária!

Fisioterapeuta Do Criansaúde – Patrícia Gisele Storolli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *