O QUE É INTEGRAÇÃO SENSORIAL

“Integração sensorial é o processo neurológico que organiza a sensação do próprio corpo e do ambiente, tornando possível usar o corpo eficientemente no meio.”

É um processo neurológico, inconsciente, que acontece naturalmente, sem precisar pensar para executar. O cérebro tem que ter a capacidade de receber e processar informação do corpo, do movimento e do ambiente, logo em seguida planejar e executar o comportamento para aquela situação. É importante para que consigamos viver no meio sem que todas as informações que recebemos constantemente nos atrapalhem, assim focamos em uma atividade específica. Essa integração é importante no nosso processo de aprendizagem, nas atividades diárias e no convívio social.

Um exemplo: quando estamos na escola, você recebe a orientação da professora para executar a tarefa na apostila, mas ao mesmo tempo, tem crianças correndo no pátio, colegas conversando na carteira do lado, vento do ventilador vindo em sua direção. Através da integração sensorial, você consegue focar na tarefa proposta pela professora devido à seleção que seu cérebro fez inconscientemente.

As crianças têm uma capacidade natural para responder ao meio de forma adaptativa. Quando é proporcionado “desafios”, o sistema nervoso procurará as oportunidades para o desenvolvimento dos neurônios através da resposta adaptativa. Dessa forma, estimula a integração sensorial, fazendo com que as estruturas cerebrais ganhem maior maturação. Uma resposta adaptativa pode estimular o controle postural, controle motor, melhor capacidade de manter a atenção, responder quando chamado, regulação do sono, alimentação, adequação da rotina, entre outros.

Aquelas que têm uma sensibilidade aos estímulos mostram-se incomodadas em lugares barulhentos, preferem lugares mais calmos e com menos pessoas, não gostam de brincar na areia, com sujeira, tem pouca tolerância ao toque. Por isso a importância das crianças experimentarem novas sensações e desafiarem-se continuamente, para naturalmente amadurecer o cérebro para as diversas sensações e informações que irão passar pela vida.

 

Mariana Rocha

Fisioterapeuta do CrianSaúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *