LEITE: Qual a quantidade ideal que uma criança deve tomar?

Sabemos que o leite é uma fonte riquíssima de cálcio, mas devemos ter muita atenção na quantidade que as crianças ingerem, já que a maioria adora esse alimento! A quantidade recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria para crianças acima de 7 meses em diante, que estão se alimentando de forma completa, é de TRÊS PORÇÕES diárias distribuídas durante o dia. É importante oferecer longe das principais refeições, já que o cálcio tem o mesmo mecanismo de absorção do ferro. A quantidade não deve ultrapassar os 500ml/dia, visto que o excesso e o consumo perto do almoço e jantar, podem ocasionar anemia.
Quando a criança ingere muito leite, tende a se saciar mais rápido e não experimentar outros alimentos. Isso pode levar a carências nutricionais, além de problemas orofaciais por falta de mastigação. Lembre-se o leite não substitui uma refeição!
Crianças que recusam leite ou apresentam alergia, podem ingerir outros alimentos ricos em cálcio, tais como feijões, alimentos verde escuros, peixes (como atum, sardinha e salmão), que são riquíssimos em cálcio.
E finalmente, evite colocar engrossantes como farinhas prontas ou achocolatados, além de conter muito açúcar, os achocolatados contem um nutriente chamado tanino que diminui a absorção do cálcio. Que tal substituir esses ingredientes por uma vitamina com frutas? Convide seu filho e façam uma deliciosa receita juntos!

 

Melisa S Gomez
Nutricionista do CrianSaúde

CRN 33108

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *