DICAS DE COMO MONTAR UMA LANCHEIRA

O CrianSaúde preparou com carinho, algumas dicas que podem apoiar:

1) Pense no período que seu filho vai para a escola, pois se frequenta o período integral devemos fazer dois lanchinhos.

2) Escolha uma lancheira térmica, assim, a conservação dos alimentos será mais garantida.

3) Lembre-se de manter sempre a lancheira higienizada, para evitar qualquer tipo de contaminação.

4) A lancheira deve ser composta pela combinação de alimentos: um que contenha carboidrato, outro que forneça proteína e outro rico em vitaminas e minerais.

Carboidrato: para dar energia aos pequenos, por exemplo: pão integral, bolo caseiro, biscoitos integrais, etc.

Proteína: para reconstrução muscular, como queijos, iogurtes naturais, gelatina caseira, patês de frango, atum, ovinhos de codorna, omelete de legumes, etc.

Vitaminas e minerais: para repor tudo o que eles perdem correndo e pulando! Que tal, frutas com cascas, já que não escurecem como banana, uvas, maça, mexerica ou frutas secas, tomatinhos cerejas e cenourinhas. Invista nas frutas ou legumes da estação, já que são mais ricos em vitaminas e minerais.

5) Procure oferecer alimentos diferentes e variados. Quanto mais diversificar, mais facilmente será a aceitação por qualquer tipo de alimento. Relembre que um lanche saudável é tão importante como qualquer refeição.

6) Evite alimentos industrializados como achocolatados, bolos prontos, salgadinhos ou qualquer guloseima. Além de criar um hábito, seu filho está consumindo vários aditivos e conservantes que estão associados a diversas doenças como diabetes, hipertensão, colesterol elevado, alergias respiratórias, etc.

7) Para evitar a correria na hora de montar a lancheira, o que normalmente favorece a escolha por alimentos prontos e industrializados, procure preparar um cardápio. Alguns alimentos podem ser preparados com antecedência e putros congelados.

8) Uma boa dica para aumentar a aceitação é montar a lancheira junto com eles, tornando esse momento agradável e interativo. Dessa forma, ele irá provavelmente comer o que vocês planejaram juntos!

9) Elogie o consumo de novos alimentos! Seu pequeno ficará feliz por ter experimentado algo novo e fará mais vezes. Evite comparações e valorize as conquistas, mesmo que pequenas.

10) O CrianSaúde está à disposição para ajudar todas as famílias para qualquer tipo de dificuldade ou orientação. Entre em contato, conte com nosso apoio!

Melisa S Gomez – Nutricionista CRN 33108

Especialização em Nutrição Clínica e em Atendimento Preventivo na Primeira Infância

Mestre em Saúde Coletiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *