COMO LIDAR COM A AGRESSIVIDADE INFANTIL?

É importante entender que as crianças estão em fase de desenvolvimento psicossocial e aprendendo a lidar com as emoções, assim como a se relacionar com as pessoas, pois ainda não possuem controle emocional e podem explodir quando algo não vai como o planejado.

A agressividade manifesta-se na criança como tentativas de comunicação, para conseguir algo, devido a alguma insatisfação e dificuldade em lidar com a frustração. Quando a criança está insegura por algo que aconteceu, ela pode descobrir na agressividade uma forma de sinalizar que precisa de atenção.

No entanto, a agressividade pode surgir pela ausência de regras e limites, por conflitos, exigências e cobranças excessivas, alteração na rotina, falta de diálogo (explicações), excesso de estimulação, incerteza, falta de estrutura familiar, entre outros.

Para ajudar a criança, é essencial entender o que está causando este sentimento. Os adultos devem orientá-la nesse processo de tentar lidar com as emoções, pois a agressividade não é intencional, ela é inconsciente e uma resposta de algum desconforto emocional. Não devemos olhá-la como má e rotulá-la.

Procurem acolher a criança nesse momento de descontrole e direcionar de forma segura, com firmeza e respeito, tendo cautela principalmente para não reforçar o comportamento agressivo da criança. Com calma e afeto os pais ajudarão a criança a perceber o quanto ela perde com determinadas atitudes e que com comportamento assertivo os responsáveis poderão ajudar de maneira mais efetiva e rápida. Faz-se importante também não rotular a criança, apenas conter os seus atos e entender que trata-se de uma criança em formação que precisa de mediação, dedicação e carinho.

 

Patrícia Cônego

Psicóloga do CrianSaúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *