ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO

A definição de concentração é a habilidade de manter o foco em uma tarefa por longos períodos de tempo, contudo existem diferenças mediante a faixa etária.

O mundo infantil está repleto de estímulos novos, que precisam ser explorados, impossibilitando que a criança mantenha o foco em uma única atividade por muito tempo. Na medida em que vai se desenvolvendo e amadurecendo seus processos cognitivos, vai aprendendo a obter maior nível de concentração.

Dicas de jogos para melhorar a concentração da criança:

Alguns jogos exercitam o cérebro e aumentam a capacidade de concentração (dominó, quebra-cabeça, jogo da memória e labirinto), pois exige atenção, paciência, percepção do meio, resistência à frustração, buscar outras opções para se conseguir o que quer. Além disso, oferece o estimulo para que a criança busque soluções aos problemas enfrentados (autonomia) e pratique a lógica dedutiva, permitindo à criança a centrar-se aos máximo, nos detalhes.

Algumas dicas para aumentar a concentração dos pais:

  • Evite realizar múltiplas tarefas:

O cérebro pode comandar varias atividades aí mesmo tempo, mas não focar em varias atividades. Podemos alternar a atividade em que mantemos o foco, o que pode causar a impressão de concentrar em varias coisas aí mesmo tempo.

  • Mantenha a mente limpa (“mente sem resíduo” termo usado para denominar um único pensamento de cada vez)
  • Evite interromper a atividade, mantenha o foco até o final!!

 

 por Joyce G. Buratti

Psicóloga do CrianSaude

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *